Quatro temas diferentes foram discutidos pelos membros do grupo e por aqueles que passaram pelo blog, através dos comentários. Cada discussão fez referência a um texto base do enunciado da atividade. Todos os textos tinham como foco o conhecimento e suas características atuais. Ou seja, como o conhecimento é visto e formado nos dias de hoje.
Um dos pontos discutidos foi a relação entre os conceitos de informação e conhecimento. Vivemos em um mundo com abundância de conhecimento ou de informação? Existe uma linha tênue entre essas palavras, muitas vezes confundimos o significado de cada uma. Mas a discussão mostrou que para a maioria das pessoas a informação é o que constrói o conhecimento. Ou seja, a informação é a fonte e cabe a cada pessoa saber filtrar o que é realmente importante.
Levantou-se também questões relacionadas à confiabilidade da informação. Isto é, o fato de aceitar ou não os dados que recebemos em busca de uma verdade. Nessa época onde a captação de informação é muito grande, torna-se difícil avaliá-la com eficácia, baixando nossa confiança em nossas fontes e criando dúvidas em relação àquilo que é uma certeza. A busca da verdade de cada um está mais rigorosa. Na discussão do assunto, as pessoas percebem tal fenômeno, da redução da confiabilidade, mas com observações de que temos de aprender com isso, confiar na busca de verdades e sempre duvidar quando preciso, pois duvidar é importante para buscar conhecimento.
Além disso, foi abordada a influência das diferentes mídias nos processo de formação, principalmente os educacionais. Cada mídia trás uma forma diferente de obter conhecimento. Visando essa idéia, foi questionado se os métodos de ensino à distância são eficientes e até onde as mídias mais recentes (audiovisual e principalmente a digital) afetam o aprendizado. Nos comentários, foi ressaltado que a internet é capaz de trazer mais benefícios que desvantagens, mas tudo depende de como o estudante se comporta frente aos novos meios de estudar.
Outro ponto discutido foi o quanto à filtragem do conteúdo pode nos restringir. Se, por um lado, o excesso de informação prejudica a sua qualidade, fazer uma filtragem nisso também pode trazer seus problemas. Foi colocado que resultados de filtragem podem ser tendenciosos e, apesar de nos trazer uma informação já processada, ela pode não conter a realidade, mas sabendo utilizar, esses filtros podem ajudar, facilitando nosso acesso ao conhecimento. Se nem nós mesmos temos certeza do que procuramos, não podemos confiar puramente em métodos automáticos de seleção da informação. O que temos que aprender é buscar de melhor forma o conhecimento.
Em todas as postagens, pode-se dizer que o principal tema discutido foi o excesso de informação e como isso pode influenciar na aquisição do conhecimento. Todos os comentários se resumiram em saber encontrar um equilíbrio entre obter e utilizar a informação.
Uma solução para lidar com tanta informação e mudança dessa chamada era do conhecimento está justamente no que foi feito nessa tarefa: trocar idéias. Começar a pensar sobre o assunto já é um grande passo para não ficar perdido no meio a tanta informação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário