segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Conhecimento e suas características atuais: ABUNDÂNCIA

O tópico escolhido discute as conseqüências, boas e ruins, do excesso de “conhecimento” que vivemos hoje.

“Hoje o importante não é o conhecimento em si, mas a habilidade das pessoas em tratar a grande quantidade de conhecimento à disposição. O conhecimento explodiu.”

“Trabalhar com abundância de conhecimento requer novas habilidades. O que diferencia uma pessoa de outra hoje é a capacidade de escolher os dados necessários, e transformá-los em conhecimento para ser usado em proveito próprio. “

Na minha opinião, o que o autor trata como “conhecimento” seria na verdade “informação”. A informação nos é dada, pelos meios de comunicação, por outras pessoas, livros e etc., mas o conhecimento precisa ser conquistado. A informação nos auxilia no processo do conhecimento.


Para você, qual é a diferença entre conhecimento e informação?
Na sua opinião, estamos vivendo em uma época com abundância de conhecimento ou com abundância de informação?

3 comentários:

  1. Conhecimento, ao meu ver, consiste no conjunto de informações assimiladas por uma pessoa e que lhe geram transformação, seja de pensamento, seja de comportamento. A informação é a fonte do conhecimento, mas cabe à pessoa assimilar esse conteúdo, processá-lo e transformá-lo em conhecimento para si. Na era da internet estamos vivendo no tempo da abundância da informação, com diversas fontes sendo geradas diariamente em redes sociais, blogs, páginas de notícias, dentre muitos outros meios, mas, sem que haja um compromisso do usuário dessa informação em transformá-la em mudanças para si, não há conhecimento.

    ResponderExcluir
  2. Acredito que somos bombardeados com informações. O Conhecimento é algo adquirido através das informações que recebemos, ou seja a formação do conhecimento é totalmente dependente da nossa habilidade de selecionar e relacionar as informações.

    ResponderExcluir
  3. Conhecimento como o Douglas disse, envolve alguma especie de tomada de decisão ou interferência no comportamento do indivíduo, ou organizacão.

    Acho que vivemos na verdade numa era de ambundância de dados. Os dados se transformam e informacao a medida que os relacionamos a aquilo que conhecemos e criamos um significado para aquilo. Todo dado em potencial pode se tornar um conhecimento, só depende da filtragem que é feita por cada um.

    Para discutir mais sobre isso, recomendo darem uma passada em http://si-social.blogspot.com/

    ResponderExcluir