quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Projeto II - Tecnologias Web 2.0 - Apresentação sobre "vídeo digital"

Segue a apresentação realizada pelo nosso grupo no dia 06 de setembro de 2011.

Fique à vontade para postar nos comentários exemplos onde a tecnologia é utilizada, além de questões sobre um dos aspectos do assunto abordado (como conceitos básicos, produtos do mercado, como a tecnologia está sendo usada, padrões e formatos existentes, ambientes de desenvolvimento, editores, ferramentas e o que achar pertinente a respeito do tema, vídeo digital).

Um Wiki sobre o tema também foi criado e pode ser encontrado no link:
http://golfinho.dcc.ufmg.br/ead/mod/wiki/view.php?pageid=751

Aguardamos sua colaboração.

10 comentários:

  1. O advento do Youtube impulsionou fortemente a utilização de streaming de vídeos. Isso trouxe diversos impactos comerciais para os provedores de internet, já que as pessoas passaram a consumir uma banda maior e o perfil de utilização da rede mundial mudou drasticamente:
    http://socialmediagraphics.posterous.com/proportion-of-total-us-internet-traffic#!/slideshow
    Novas tecnologias vão emergindo como os filmes em HD, 3D, etc... Como vocês acham que irá evoluir o uso de vídeo nos próximos anos?

    ResponderExcluir
  2. Bom, Thiago, nos dias de hoje está difícil de prever as novas tecnologias. No final da década de 90 nem passava por nossas cabeças o potencial do streaming.

    Na minha opinião, acredito que isso só tende a intensificar, e as novas tecnologias a popularizarem. Assim, provavelmente nos próximos anos, acredito que vídeos do youtube estarão em HD em quase totalidade, e uma boa parcialidade em 3D, assim como novas tecnologias a surgir.

    Obviamente, o marketing crescerá junto também. Por exemplo, acredito que veremos muitas transmissões pagas de programas e shows ao vivo, numa interatividade ainda maior do que temos hoje com pay-per-view, por exemplo.

    Imagina daqui a 20 ou 30 anos como as mídias serão usadas! Acho que só consigo pensar em algumas previsões para os próximos anos mesmo!

    ResponderExcluir
  3. É notável como os vídeos digitais são utilizados para divulgação de notícias que ocorrem em todo o mundo. Imagens de lugares remotos, fenômenos naturais, atividades do dia-a-dia de pessoas em diversos países, acidentes, catástrofes, tudo o que antigamente somente se ouvia falar ou se via de forma limitada através dos noticiários de televisão, hoje são compartilhados com milhares de pessoas em questão de instantes.
    Podemos associar o vídeo digital a um dos grandes ganhos da humanidade em termos de divulgação da informação, pois os textos carregam, nem que seja bem pequena, a opnião ou interpretação do autor, já as imagens permitem que a interpretação seja por parte do próprio receptor.
    Um problema que pode ser levantado é a veracidade das informações contidas nos vídeos, pois não há mecanismos eficazes e de acesso fácil à maioria dos usuários para que as informações que eles exibem são verdadeiras.
    Para vocês, há alguma maneira de se fazer o controle das informações contidas em um vídeo?

    ResponderExcluir
  4. Com tantos formatos de vídeo, será que alguns deles não vão desaparecer por não serem usados ou por se tornarem inúteis ou obsoletos?

    ResponderExcluir
  5. O vídeo digital é uma grande evolução da web, imaginar que tempos atrás não era possível devido à baixa velocidade das conexões, hoje os vídeos estão presentes em praticamente todos os sites. Os próprios sites especializados em vídeos, como youtube e vimeo, já disponibilizam o código pronto de um determinado vídeo para ser embutido na sua página web.
    Porém, cada vez mais temos vídeos na web que não respeitam os direitos autorais, são postados ilegalmente e permanecem lá até que sejam denunciados. Vocês não acham que essa deveria ser a principal prioridade dos fornecedores desse tipo de serviço hoje, o combate à pirataria e a questão dos direitos autorais?

    ResponderExcluir
  6. Respondendo a pergunta do Douglas: Eu acredito que o problema descrito não se restringe aos vídeos contidos na internet. A falta de veracidade das informações pode ocorrer em qualquer tipo de divulgação da informação e em todos os tipos de meios de comunicação: internet, televisão, rádio e etc. Uma possível forma de controle da veracidade das informações é utilizar o próprio usuário, a cada execução, a aplicação pode pedir uma avaliação do conteúdo exibido.

    Respondendo a pergunta do Samuel: Na minha opinião a principal responsabilidade dos fornecedores é manter o serviço com qualidade. A inclusão de conteúdos é de responsabilidade do usuário, os fornecedores deveriam ser responsáveis por analisar o conteúdo quando existirem denúncias contra o conteúdo, como a violação de direitos autorais e até mesmo pedofilia.

    ResponderExcluir
  7. Respondendo ao Douglas Ribeiro:
    Acho que o vídeo digital, por já ter se tornado tão comum, passa pelos mesmos problemas de qualquer outro tipo de conteúdo na internet, a veracidade. Acho que não é papel dos veículos que recebem ou armazenam essas informações controlá-las. Quem compartilha um vídeo deve ser o responsável pelo seu conteúdo e quem visualiza, deve ao menos saber que aquela informação pode não ser real, saber criticá-la.
    Mas há alternativas sim, como, por exemplo, uma ferramenta onde os usuários possam recomendar a veracidade de um vídeo e o sistema mostrar se aquele vídeo tem mais votos como verídico ou não (assim como o YouTube faz hoje, onde os usuários definem se um vídeo é bom ou não).

    ResponderExcluir
  8. Léo Dias, sim, isto já acontece. Muitos já "nascem mortos" também, pois não conseguem uma chance de se popularizarem. Os dois principais fatores que irão determinar a ascensão de formatos e codecs são a demanda e a propaganda.

    ResponderExcluir
  9. Léo, assim como acontece nas mídias digitais (como CD, DVD e Blu-Ray), novos formatos de video vão aparecendo, com maior capacidade de armazenamento e melhor qualidade de transmissão.
    Isso vai fazendo com que formatos antigos comecem a entrar em desuso. Mas por outro lado, alguns formatos se "consagram" em aplicações específicas, como o AVI para filmes e séries. Dessa forma, o próprio formato vai evoluindo e, mesmo que apareçam novos, os usuários preferem ficar com a facilidade dos que já possui do que ter que migrar softwares e arquivos para um formato novo.

    ResponderExcluir
  10. Respondendo ao Samuel:
    Assim como não só videos, mas músicas, textos e até softwares proprietários circulam na web sem os devidos direitos respeitados.
    Sem dúvida, isso é um dos maiores problemas que enfrentamos na internet.
    Os usuários são os principais responsáveis pelo que há na rede, mas, uma vez que o fornecedor do serviço tem conhecimento do que circula sobre ele, aí sim ele pode ser penalizado. Porém cada região ou país tem suas próprias leis quanto a isso e aplicá-las num ambiente virtual é bastante complicado.
    Por isso, as empresas preferem ser apenas um meio de distribuição, sem o controle do conteúdo (o que não torna a empresa responsável por ele), mas tendo a opção de denúncias para que retire plágios ou qualquer outra forma de abuso encontrado.

    ResponderExcluir